top of page
Buscar

Uma olhada na Heráldica Cristã: As Cruzes e os clubes nacionais

Alessandro P. e Vagner L.

Boa hora do dia, leitores e leitora do Gol Fora de Casa!

Se fizermos uma análise rasa nos símbolos utilizados pelo futebol brasileiro, vemos que as cruzes despontam como o mais comum a clubes por todo o país. Talvez só dispute espaço entre as equipes consideradas grandes (aqui consideramos os 13 clubes fundadores do movimento Clube dos 13, sendo os mesmos, Atlético-MG, Bahia, Botafogo-RJ, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos, São Paulo e Vasco da Gama) com os símbolos náuticos, já superados nos escudos principais por quase todos.

No caso do Vasco da Gama, clube carioca, ambas as simbologias se confundem, sendo a cruz elevada a símbolo máximo do clube inclusive sendo utilizada como brasão em seus uniformes em detrimento do escudo oficial. A cruz de malta é a síntese do escudo vascaíno, ainda que o Vasco não use uma cruz de malta, mas sim, uma cruz pátea.


Escudo do Vasco da Gama (esqueda) e Cruz de Malta (direita)

Cruzeiro e Palmeiras são outros clubes que já tiveram cruzes em seus brasões enquanto foram chamados de Palestra Itália, antes da entrada do Brasil na II Guerra Mundial. Suas cruzes até hoje são as únicas cruzes de Savóia do futebol brasileiro, ainda que ambos tenham clubes homônimos por todo o território nacional, no estado do Rio Grande do Norte e do Acre existem inclusive homônimos dos dois clubes.


1ª Escudo do atual Palmeiras e Cruzeiro

Para além destas, a cruz da Dinastia de Avis talvez seja a mais famosa do futebol nacional, marcada pela herança colonial e contato com as raízes lusas, é o símbolo maior da Portuguesa da capital paulista e de outros clubes menores pelo país, nem sempre com a mesma raiz transatlântica, já que a cruz de Avis é uma das faces da cruz floreada, utilizada em outros momentos históricos.


(Escudo do clube Associação Portuguesa de Desportos –SP)

Portanto nossa análise sobre as cruzes pretende trazer um levantamento rápido e inicial sobre o uso das cruzes, em suas principais presenças no futebol brasileiro. No caso em que escudos tem duas cruzes, como no da Seleção Brasileira, falaremos daquela que julgamos mais marcante em sua formulação heráldica.

Num levantamento inicial a cruz é a presença heráldica mais marcante do futebol nacional, a disputa com o uso de animais é desequilibrada porque os segundos não necessariamente precisam estar nos escudos para representarem os clubes, no Brasil o costume do uso de "mascotes" é bastante forte. O aficionado pelo Atlético Mineiro pode dizer tranquilamente que torce pelo Galo, ainda que não haja na simbologia heráldica do clube esse animal.


Vamos então iniciar uma análise por grupos de escudos, já que acreditamos que uma análise de clube por clube necessitaria uma pesquisa de maior empreendimento. Nossa empreitada talvez sirva para iniciar uma visão mais cuidadosa sobre os símbolos futebolísticos nacionais e quem sabe uma compilação futura mais complexa e completa dos escudos/brasões do futebol nacional.

***

A Cruz de São Jorge

Clube(s): CRB-AL


A cruz de São Jorge é pela definição clássica heráldica uma cruz latina/cristã na cor vermelha com um fundo branco. O Clube de Regatas Brasil é a única equipe nacional a utilizar a cruz do santo católico mais famoso e devotado da nação em seu escudo, mas ainda assim, não há nenhuma referência a isso em seu site oficial. O clube que inaugurou um santuário em seu Centro de Treinamento não tinha nele nenhuma imagem do santo guerreiro, mas sim de Nossa Senhora Virgem dos Pobres e de São Jerônimo. No site, a afirmação e de que a cruz é apenas uma referência a bandeira do clube, que é próxima a da Inglaterra com a diferença de ter o escudo da época em que a equipe apenas disputava regatas no canto superior esquerdo.


Escudo do CRB (esqueda) e Cruz de São Jorge (direita)

São Jorge é padroeiro no Corinthians e também muito querido no Flamengo, clubes de maior torcida no Brasil, ainda assim não há representações de sua cruz nesses clubes, por exceção de uma camisa comemorativa do clube paulista no ano de 2010, em homenagem também ao seu centenário, onde a cruz era roxa e o uniforme preto, descaracterizando a cruz do santo em questão, já que não respeitava as cores vermelha e branca.


A Cruz de Savóia

Clubes: Palestra Itália (Palmeiras-SP e Cruzeiro-MG)


A cruz da Dinastia italiana de Savóia é mais uma espécie de cruz latina que se encontra no futebol nacional. Sua configuração específica tem uma familiaridade com a cruz de São Jorge, já que são as cores dela que a caracterizam fortemente, a cruz é branca sobre um fundo vermelho.


(Brasão da Casa de Savoia, com a cruz no escudo)

Atualmente nenhuma equipe se utiliza da cruz de Savóia, mas ela é marcante no imaginário futebolístico por ter sido o símbolo maior de dois entre 13 clubes grandes do país, justamente aqueles de origem italiana, o Palmeiras e o Cruzeiro. Ambos eram chamados de Palestra Itália, até o início da II Guerra Mundial, mais precisamente com a entrada do Brasil ao lado dos Aliados.

Até aquele momento o governo varguista era de certa forma complacente com os ideais totalitaristas de Hitler e Mussolini, por conta disto a comunidade italiana, muito forte depois do crescimento migratório proposto pelo governo com objetivos como o embranquecimento da nação, tinha condições de criar clubes de futebol em duas das maiores cidades do país na época.


(Imigrantes posando para foto na Pousada dos Imigrantes em 1890)

A cruz de Savóia é de maneira mais clara reverenciada pelo Palmeiras do que pelo Cruzeiro, este que em seu site oficial nem sequer tem um texto sobre a evolução de seus escudos. A celeste se priva a colocar as imagens de todos os seus escudos, como se uma imagem realmente valesse por mais de mil palavras.

O caso cruzeirense também é importante para falarmos que decidimos por não falar do Cruzeiro do Sul como uma espécie de cruz, a equipe mineira talvez seja o caso mais famoso do uso da constelação como substituta de uma cruz clássica em seu escudo. A substituição é comum por conta do próprio formato das estrelas, sendo que no caso do clube mineiro, assim como acontece no Vasco, o símbolo é uma espécie de síntese da representação do time.


O Palmeiras não possui em seu site oficial uma aba para falar de seus escudos ou da evolução deles, mas possui uma sobre seus uniformes, que por sinal é uma das mais completas que se pode encontrar em um site de clube nacional. Nesta aba podemos notar em que momentos a Cruz de Savóia foi usada como escudo do clube: primeiramente entre 1915-17; ainda enquanto Palestra Itália; posteriormente em 2004 como uniforme comemorativo todo branco, depois em 2009 com uniforme todo azul em alusão ao Palestra, e nos anos 10 a cruz foi utilizada pela última vez em 2014 em um uniforme verde com uma listra grossa branca na altura da barriga.


O resgate da Cruz para os palmeirenses diz muito sobre o como a equipe tem nela um orgulho de sua origem italiana, tendo gerado uma torcida organizada de nome Acadêmicos da Savóia, que em sua página oficial faz saudação ao símbolo italiano que representou o Palestra Itália nos primeiros anos.


“A escolha do nome tinha dois propósitos: O primeiro, utilizando um antigo adjetivo escolhido pela imprensa esportiva da década de 60 e 70 (...). O segundo, seguindo uma idéia lançada pelo “movimento” Sinal da Cruz, de resgatar e contar a história palestrina, ao trazer de volta o antigo escudo utilizado pelo Palestra Itália, quando da sua fundação, ou seja, o escudo da antiga Casa Real Italiana - antes da unificação da Itália, quando esta ainda era uma monarquia - uma cruz de Savóia vermelha, sobre um fundo branco na forma de um brasão.” - (Retirado da Página oficial da Torcida Organizada Acadêmicos da Savóia no Facebook na aba Sobre/O Nome)


A torcida caiu em sua definição no erro de que a cruz seria vermelha sobre um fundo branco, trocando a ordem. A cruz citada seria a de São Jorge (marcada pela bandeira da Inglaterra, e que geraria problemas, já que o santo é padroeiro do rival Corinthians), a de Savóia é na verdade branca, sobre o fundo vermelho. A organização se fundou em fins de 2004, quando o Palmeiras curiosamente voltava a utilizar a cruz como símbolo no lugar do escudo pela primeira vez desde 1917.

***

Bom, isso conclui o início da nossa análise dessa forte presença heráldica no futebol brasileiro, nas próximas postagens vamos investigar mais representações.

Esperamos que tenham gostado! Se esse foi o caso, mande nossos links para amigos a quem vocês achem que possam se interessar pelo que falamos aqui! Além disso, sua contribuição nos comentários é mais do que bem-vinda!

Muito obrigado e até a próxima!


Fontes:

· College of Arms. History. <https://www.college-of-arms.gov.uk/about-us/history> Acesso em 16/06/2019.

· Dicionário de Símbolos: Significado da Cruz de Fleuri: <https://www.dicionariodesimbolos.com.br/cruz-fleuri/> Acesso em 21/06/2019.

· Encyclopedia Britannica: Coat of Arms. <https://www.britannica.com/topic/coat-of-arms> Acesso em 16/06/2019.

· Office of the Chief Herald: Introduction/Origins and history of heraldry. <http://www.nli.ie/en/intro/heraldry-introduction.aspx> Acesso em 16/06/2019.

· The Court of the Lord Lyon: History of Arms. <https://web.archive.org/web/20140321020807/http://www.lyon-court.com/lordlyon/227.html> Acesso em 16/06/2019.

· ESPN Brasil. Após 30 anos, fundadores do Clube dos 13 veem o futebol brasileiro pior que em 1987 http://www.espn.com.br/noticia/708339_apos-30-anos-fundadores-do-clube-dos-13-veem-futebol-brasileiro-pior-do-que-em-1987


Sites dos clubes citados:

· CRB-AL: Site Oficial: Símbolos <http://www.crb.esp.br/index.php/simbolos> Acesso em 19/06/2019.

· Cruzeiro: Site Oficial: História: Escudos: <https://www.cruzeiro.com.br/pagina/show/56> Acesso em 20/06/2019.

· Palmeiras-SP: Site Oficial: História: Evolução dos uniformes do Palmeiras: <http://www.palmeiras.com.br/historia/uniformes> Acesso em 20/06/2019.

· Página do Facebook da Torcida Organizada Acadêmicos da Savóia: Sobre: O Nome: <https://www.facebook.com/pg/TASavoia/about/?ref=page_internal> Acesso em 20/06/2019.

303 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


Post: Blog2_Post
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2019 by Gol Fora de Casa. Proudly created with Wix.com

bottom of page